Scketchbooks

Os famosos caderninhos de desenho, que podem ser levados para qualquer lugar, são uma das maiores paixões de quem gosta de papelarias, caso tenhamos vontade de desenhar alguma coisa, basta abri-lo e começar a festa.
Não existe regras de como deve ser esse caderno, porém, os tipos mais comuns são os de brochura, geralmente com capa dura, abaixo, tem algumas fotos dos sketchbooks que eu fiz, para dar um exemplo.




O de capa dura, eu uso para desenhos simples com lápis e caneta esferográfica, já o menor, por ter um papel mais espesso, eu uso para aquarelas e marcadores.Eu dei uma pequena pesquisada, e encontrei algumas opções de cadernos que estão disponível no mercado.

Moleskine:
Uma linha de cadernos italiana, que tem uma grande variedades de cadernos, com um nível de qualidade elevado, um caderno de 21X14cm custa em media R$149,00, e um de 14X9cm custa em media R$60,00, é um preço bem alto para um caderno com 80 folhas, eu nunca tive um, pelo fator preço, e em minha opinião, o preço é muito alto para um caderno de desenhos.

Ciceros:
A versão brasileira dos Moleskines, com uma grande variedades de capas e uma qualidade quase idêntica ao anterior, o preço médio de um de 21X13cm é de R$69,99 e o de 13X9cm é de R$40,00, é um preço medianamente caro, mas deve ser levado em conta ser um material de luxo.

Caderno de cartografia:
A opção mais barata para caderno de desenhos, apesar de serem usados na escola, existe uma linha desses cadernos que tem uma qualidade melhor, com capa dura e gramatura maior, o custo médio de um é de R$7,00, eu já tive um desse estilo, e era muito bom, uma marca que eu posso indicar é a Spiral, tem um preço ótimo, com um custo beneficio muito alto.

Cadernos de gráfica:
Uma boa opção, é você comprar o papel que você deseja, ir em uma gráfica e mandar encadernar, custa mais ou menos um real para cada 30 folhas no seu bloco, se quiser um caderno com 100 folhas, vai custar uns quatro reais, uma dica, peça para por a mola de encadernação no lado menos, pois assim você terá um espaço de trabalho maior, com um maior conforto ao manusear.

Dica:
Existe algumas coisas que são relevantes na escolha do seu caderno, que melhora o processo de criação e pode ate melhorar seus desenhos.

Brochura:
Encontre um caderno, cujo quando ele esta aberto sobre uma superfície, ele fique aberto sozinho e bem reto.

Gramatura:
Como já dito no post sobre os tipos de papeis, a gramatura é oque define com oque você deve trabalhar com o papel, caso não saiba do que eu estou falando, segue o link para você ficar sabendo um pouco mais sobre gramaturas e suas especificações (http://tinteiroefloreio.blogspot.com.br/2017/07/tipos-e-classificacao-de-papel.html)

Folha:
Indico que você use um caderno com folhas limpas, sem pautas ou milimetrado, pois isso pode atrapalhar os traços de seu desenho, dando um efeito diferenciado ao que você gostaria de ter.
Todos os direitos de imagem reservados a seus criadores.
Obrigado por ler, qualquer duvida ,critica ou sugestão, deixe nos comentários, sigam meu Blog, e ate a próxima postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos e classificação de papel

Bullet Journal