Tipos e classificação de papel

Creio que seja um dos materiais mais básicos da papelaria, cujo o seu nome já prova isso, variando desde da folha de caderno ate folhas para aquarela, todos serviram bem na hora que precisamos fazer um rabisco para matar o tempo, com o passar dos anos, o mercado artístico começou a crescer, e com isso, diferentes tipos de papeis foram surgindo, com aspectos e funções diferentes.
Nesse post, vou tentar abordar um pouco sobre essa variação, mas, antes de comprar seu papel, você precisa saber um algumas coisas que podem ser importantes, que você precisa saber antes de comprar seu papel.

Gramatura:
A gramatura do papel, é oque define a sua espessura, as gramaturas mais comuns são, 75g, 90g ou 120g. Essa variação define com oque você deve usar ele, essa informação é facilmente encontrada no canto da embalagem da mesma, junto com o tamanho e tipo.
Classificação por tamanho:
O papel que utilizamos, é produzido em um tamanho padronizado, geralmente, encontramos no tamanho da ``família A´´(A3, A4,A5...), tamanho oficio e tamanho carta. Os cortes do tipo A, são catalogados de modo decrescente, ou seja quanto maior o número menor é o tamanho da folha, em relação a dimensões das folhas, a cada numero acima, é o equivalente a metade do tamanho da folha, ou seja uma folha A3 tem duas folhas A4 em seu tamanho.

Tabela de tamanhos A:
O tipo Oficil, é menos conhecido e sua dimensões são maiores que o A4 mais exatamente 216X356 mm, eu não sei exatamente o porque desse tamanho, mas acho que ele devia ser melhor para desenho, como o nome já diz, ele serve para oficios.
O tamanho de carta, é o padrão usado na America do Norte, e tem um tamanho menor que o A4, exatamente 216X279mm, existe outra variação que igual ao A4 é o equivalente a duas folhas de carta, 279X432mm.

Papel sulfite(75g).
O tipo mais comum, conhecido por ser multifunções, é muito usado em impressões e trabalhos escolares, tendo variações de cores e formatos de acordo com a marca, mais encontrado no tamanho A3 e A4 e Oficil, em blocos de 100 e 500 folhas.
Para esse papel, eu indico que você o use para fazer rascunhos com lápis H, canetas esferográficas e no máximo caneta hidrográfica.
Preço médio varia entre: 5 e 30 reais, levando em fato ter resmas de 500 folhas.

Papel 90g:
A gramatura pouco conhecida, mas com uma gama de utilidades, sendo um pouco mais espesso que o de 75g, esse papel serve para canetas, lápis graduado, marcadores hidrográfico e para aquarela em pequenas quantidades.
Sendo mais fácil de ser encontrado em lojas de material de escritório e de grandes industrias. Em minhas pesquisas, eu só encontrei resmas de 500 folhas , com uma variação de preço de uns cinco reais a mais do que a resma comum.

Papel 120g:
Também conhecido como papel 40Kg, é o mesmo tipo que a da cartolina, é excelente para utilizar aquarela e marcadores permanentes, sendo encontrado em resmas de 50 folhas por um preço em média de sete reais o bloco. 

Papel manteiga ou vegetal:
Por mais que a gramatura do papel manteiga seja inferior ao sulfite(40g), ele é bem mais resistente a tintas de canetas marcadores, é muito bom para fazer imagens simétricas por ser meio transparente, e também para fazer decalques, não sei o preço de uma resma de papel manteiga, todos os blocos que eu tenho eu ganhei de um tipo meu, mas se preferir, você pode comprar um rolo desse papel no mercado, pois ele é muito usado na cozinha, e cortar no tamanho que quiser, pode dar um pouco de trabalho, mas tem a mesma função.

Se gostou, siga meu blog, compartilhe com os amigos que gostam de papelaria, se tiver alguma duvida e critica deixe nos comentários e obrigado .
Antes de sair, gostaria de agradecer a dona do blog ``Quem precisa de tule´´, que recomendou meu blog em um dos posts dela, e para retribuir estarei deixando o link para o dela também, o blog dela tem um conteúdo bem legal.
https://quemprecisadetule.blogspot.com
Todos os direitos de imagem reservados a seus criadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Scketchbooks

Bullet Journal